Comentários

Dra. Sara Bernardes é homenageada pelo Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Belo Horizonte

A presidente do IESLA-ESJUS, Dra. Sara Bernardes, foi uma das homenageadas na sessão especial que ocorreu no dia 08 de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade foi presidida pela Vereadora Elaine Matozinhos para consagrar a todas as mulheres, ressaltando a importância da participação feminina em espaços de poder.

Ao todo, 95 mulheres foram prestigiadas pela sua atuação em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária para as mulheres. Representantes femininas que se destacam em suas áreas de atuação, como Segurança Pública, Educação, Saúde, Direito e Movimentos Sociais, além de tantas outras que no dia-a-dia, em seus lares, no trabalho defendem o cumprimento do princípio constitucional da Igualdade.

Estando em seu 5° mandato eletivo, a vereadora Elaine Matozinhos relembrou algumas conquistas importantes para sociedade, como a comemoração de 10 anos da Lei Maria da Penha em 2016 e a sanção da Lei do Feminicídio em 2015. Por outro lado, ressaltou que ainda existem muitas outras barreiras a serem rompidas para que se concretize a igualdade econômica, política e social entre os gêneros, citando o fato de ser a única mulher a ocupar uma das 41 cadeiras de vereadores da Câmara Municipal, o que evidencia a carência da representatividade feminina na política brasileira.

Também esteve presente na solenidade a Secretária Municipal de Políticas Sociais, Luzia Ferreira, representando o prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda. A dirigente, que em 2009 se tornou a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal, defendeu que a desigualdade entre os gêneros não é um problema apenas das mulheres, mas da sociedade democrática como um todo por não ter criado mecanismos para inseri-las na vida política do Brasil, considerando que a representação feminina nos governos dificilmente ultrapassa a taxa de 10%.

Luzia Ferreira leu uma nota enviada por Márcio Lacerda que não pôde estar presente na sessão especial. Em sua mensagem, o prefeito refletiu sobre a necessidade de cada cidadã e cidadão estarem atentos aos comportamentos cotidianos para combater a desigualdade de gênero e erradicar a violência contra as mulheres para que Belo Horizonte se torne uma cidade verdadeiramente igualitária.

Dentre as prestigiadas pela solenidade, a Dra. Sara Bernardes é Pós-doutoranda em Psicologia Social, Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, conferencista internacional, professora e orientadora de doutorados. Atua com expertise na direção executiva e presidência do IESLA (Instituto de Educação Superior Latinoamericano) e da ESJUS (Escola Superior de Justiça), instituições de ensino superior em âmbito nacional e internacional. Preside e participa do Conselho Editorial de revistas jurídicas brasileiras, além de ser fundadora do Projeto Conhecimento Gera Vida, que visa a proteção e educação da Infância em Guiné-Bissau.

Dra. Sara Bernardes também se destaca como autora de livros e artigos relacionados ao direito de civil e família. Uma de suas obras recentes, “A Responsabilidade do Estado em Regular a Crise dos Institutos Jurídicos: Casamento e Família”, faz parte do acervo de renomadas instituições de ensino, como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Estadual de Montes Claros.

Comentários

As regras não nos restringem; pelo contrário, facilitam nossos objetivos e nos ajudam a ter uma vida mais plena e livre.

Dra. Sara Bernardes

Seja bom e correto mesmo quando ninguém estiver olhando.

Sara & Cilas

“… revesti-vos de AMOR, que é o VÍNCULO da PERFEIÇÃO.”

Cl 3:14

Ninguém é bom demais, ninguém é bom sozinho e é preciso agradecer.

Sara & Cilas

Nunca forme uma opinião sem ouvir os dois lados.