Para obter uma vida grandiosa faz-se necessário muito mais que alimentar os sonhos e vontades de que essa vida aconteça. É imperativo que se posicione frente à vida com atitudes coerentes a essa busca. Muitos alimentam um sentimento de desapontamento, outros de desesperança, ainda há aqueles que vivenciam solidão, frustração, nesses últimos dias de 2015. Mas há também aqueles que mesmo experimentando todos esses aspectos negativos susceptíveis da vida, mantém uma chama acessa no âmago da alma, e nessa chama contém um ingrediente indispensável para os recomeços e infinito em sua força ativa: a esperança.
A esperança no futuro. E o futuro sempre aponta para Deus no controle.
Então, ter Deus no comando da vida é a maior garantia de nossa esperança. É a maior segurança que nos levará à materialização de nossos sonhos. Pois Deus mesmo nos habilita para conquistar.
E o ato de conquistar requer fé, esperança, e também ATITUDES.
Avaliemos, então, quais foram as atitudes acertadas em 2015, e sopesemos aquelas que não foram tão boas. E ao considerá-las de maneira reflexiva neste finalzinho de 2015 decidamos adotar um estilo de vida que nos dará qualidade de vida e conquistas em 2016.
Abaixo relaciono e objetivo ajudá-lo nesse planejamento para 2016.
1) Orar em unidade
Façam suas preces conhecidas de Deus. Peçam juntos. Como casal. Como família. Como comunidade. Como Igreja. Há um poder nessa unidade.
Dialoguem com Deus sobre tudo: sonhos, projetos, aquisições, tomadas de decisão, filhos, pais, desafios, vida espiritual, sobre tudo.
“…E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa”. João 16: 23-24.
“Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve. Assim sabemos que ele nos ouve quando lhe pedimos alguma coisa. E, como sabemos que isso é verdade, sabemos também que ele nos dá o que lhe pedimos”. 1 João 5: 14-15.
“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o que vocês proibirem na terra será proibido no céu, e o que permitirem na terra será permitido no céu. E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu”. Mateus 18: 18-19.
“Então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo”. 2 Crônicas 7: 14.
“Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”. Salmo 55: 22.
“Eu amo a Deus, o Senhor, porque ele me ouve; ele escuta as minhas orações. Ele me ouve sempre que eu clamo pedindo socorro”. Salmo 116: 1-2.
“Estejam sempre alegres, orem sempre 18e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus”. 1 Tessalonicenses 5: 16-18
“Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês”. 1 Pedro 5: 6-7.
2) Autorresponsabilidade
Desenvolver essa competência é assumir os próprios erros sem culpar alguém. Não transferir culpa, nem responsabilidade ao pai, mãe, marido, irmão, filho, sogra, pastor, líder, chefe, etc.;
a) Autorresponsabilidade como esposa: Seja uma esposa acima da média. Seja excelente.
“Esposa, obedeça ao seu marido, pois é o que você deve fazer por ser cristã.” Colossenses 3: 18.
“Mas eu digo: já que existe tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter a sua própria esposa, e cada mulher, o seu próprio marido. 3O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher também deve cumprir o seu dever como esposa. 4A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa”. 1 Coríntios 7: 2-4.
“Para os que já estão casados tenho um mandamento, que não é meu, mas do Senhor: que a mulher não se separe do seu marido”. Coríntios 7: 10.
“Os ensinamentos das pessoas sábias são uma fonte de vida; eles ajudam a evitar as armadilhas da morte”. Provérbios 19: 14.
“Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada porque ele verá como a conduta de você é honesta e respeitosa. Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, joias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus. Porque era assim que costumavam se enfeitar as mulheres do passado, as mulheres que eram dedicadas a Deus e que punham a sua esperança nele. Elas eram obedientes ao seu marido. Sara foi assim; ela obedecia a Abraão e o chamava de “meu senhor”. Você será agora sua filha se praticar o bem e não tiver medo de nada.” 1Pe 3. 1-6.
b) Autorresponsabilidade como marido:
“Quem acha uma esposa encontra a felicidade: recebeu uma bênção de Deus, o SENHOR”. Provérbios 18: 22.
“Enquanto você viver neste mundo de ilusões, aproveite a vida com a mulher que você ama. Pois isso é tudo o que você vai receber pelos seus trabalhos nesta vida dura que Deus lhe deu”. Eclesiastes 9:9.
“Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês”. 1 Pedro 3: 7.
“Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou amorosa como uma corça, graciosa como uma cabra selvagem. Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz!” Provérbios 5: 18-19.
“Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito. O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo. Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo, como Cristo faz com a Igreja, 30pois nós somos membros do corpo de Cristo. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa’. Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido”. Efésios 5: 25-31, 33.
“Mas eu digo: já que existe tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter a sua própria esposa, e cada mulher, o seu próprio marido. O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher também deve cumprir o seu dever como esposa. 4A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa”. 1 Coríntios 7: 2-4.
“Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida”. Provérbios 3: 13-18.
“Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela”. Colossenses 3: 19.
“Um homem pode herdar dos seus pais casa e dinheiro, mas só Deus pode dar uma esposa sensata”. Provérbios 19: 14.
c) Autorresponsabilidade como Pais
“Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje 7e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem”. Deuteronômio 6: 6-7.
“O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele”. Provérbios 23: 24.
“Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos”. Efésios 6: 4.
“Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês”. Efésios 4: 31-32.
“Josué terminou, dizendo: — Portanto, agora temam a Deus, o SENHOR. Sejam seus servos sinceros e fiéis. Esqueçam os deuses que os seus antepassados adoravam na Mesopotâmia e no Egito e sirvam o SENHOR. Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR”. Josué 24: 14-15.
“Eduque a criança no caminho em que deve andar, até o fim da vida não se desviará dele”. Provérbios 22: 6.“Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha”. Provérbios 29: 17.
”Mas o amor de Deus, o SENHOR, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, para aqueles que guardam a sua aliança e obedecem fielmente aos seus mandamentos”.Salmo 103: 17-18.
“Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados”. Colossenses 3: 1.
3) Pratique o perdão – Compromisso de apagar a lousa antes de ir para a cama.
Avaliar a relação entre nossos pensamentos e nossos atos e averiguar se há algo que precisa ser conversado antes de ir para a cama evitará o acumular das situações desgastantes. Procure um local apropriado para tratar as diferenças e saiba que este local não é a cama do casal e nem a mesa de almoço da família.
“Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês”. Efésios 4: 31-32.
“ — Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês”. Mateus 6: 14-15.
“ Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe”. Lucas 17: 3.
“E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês”. Marcos 11: 25
“ Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros”. Colossenses 13: 3.
“Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! O Senhor perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças; ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade. Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia”. Salmos 103: 2-5.
4) Promova a felicidade do próximo. Quem é o próximo mais próximo?
A família é a unidade básica do agir de Deus.
O homem é responsável por amar e a mulher por submeter-se à missão do marido.
Na Bíblia não há a condicionante “se” na aplicação desses princípios para o casamento.
O marido ou o pai ou a mãe não pode afirmar que amará sua somente ‘se’ esta vier a ser-lhe agradável, por exemplo. Nem a mulher afirmar que somente será uma companheira fiel e inclinada a aceitar e submeter à liderança do marido somente ‘se’ este demonstrar-lhe nos mínimos detalhes que a ama…
Cada cônjuge deve dispor-se a promover a felicidade do outro, pois casamento não é contrato, e sim, aliança.
Tenha generosidade ao promover a felicidade
“Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres”. Provérbios 22: 9.
“Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês”. Lucas 6: 38.
“Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado”. Provérbios 11: 25.
“Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria”. 2 Coríntios 9: 6-7.
“— Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês”. Mateus 6: 19-21.
“Deem ao SENHOR a honra que ele merece; tragam uma oferta e entrem nos pátios do seu Templo”. Salmo 96: 8
“Mas quem é direito faz planos honestos e é correto em tudo o que faz”. Isaías 32: 8.
“Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes”. Lucas 16: 10
“— Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas”. Mateus 7: 12.
5) Mantenha os problemas pessoais no âmbito pessoal.
Não comente com amigos (nem colegas de trabalho) sobre os fatos que ocorrem em sua casa, em seu relacionamento matrimonial.
Comente somente com um casal de conselheiros. Neste caso, seja sincero e aberto.
Se você comentar com colegas ou amigos assuntos negativos a respeito de seu casamento, normalmente tenderão a lembrarem-se somente do problema mesmo depois de resolvido e vencido o desafio experimentado pelo casal.
Como os amigos não farão parte do processo de cura do casal, eles não saberão disso, entende?
Comente com amigos somente os pontos positivos do seu relacionamento conjugal.
6) Mantenha as finanças controladas.
Uma das maiores causas de divórcio e desencadeadores da desestrutura é a instabilidade financeira do casal.
Viva e consuma de acordo com o dinheiro, a renda que vocês têm.
Não gastem além de suas rendas. Não se endividem.
Presentes caros e a manipulação geram insegurança no relacionamento.
“Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem-se das palavras do Senhor Jesus: ‘É mais feliz quem dá do que quem recebe’”. Atos 20: 35.
“Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer! Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida”.1 Timóteo 6: 17-19.
“Se você obedecer a todas as leis que o SENHOR deu a Moisés para o povo de Israel, tudo irá bem para você. Seja forte e corajoso; não desanime, nem tenha medo. Quanto ao Templo, com muito esforço eu ajuntei mais de três mil e quatrocentas toneladas de ouro e mais de trinta e quatro mil toneladas de prata para serem usados na construção. Além disso, há uma quantidade tão grande de bronze e ferro, que nem dá para contar. Também armazenei madeira e pedras preparadas, mas você deve arranjar mais”. 1 Crônicas 22: 13-14.
“Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar”. Provérbios 3: 5-10.“Lembrem-se disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um ofereça a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria”. 2 Coríntios 9: 6-7.
“Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las em suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros, Deus usará para medir vocês”. Lucas 6: 38.
“Lembrem-se do Senhor, nosso Deus, pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas. Vocês estão vendo que assim ele está cumprindo a aliança feita por meio de juramento com os nossos antepassados”.Deuteronômio 8: 18.
”Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos”. Malaquias 3: 10.
7) Mantenha atitude de gratidão o tempo todo. Elogie com palavras e atitudes. Elogie e Louve o seu Deus.
A física Quântica ensina que “Quanto melhor você se sente, mais rápido você atrai e produz coisas boas.”
Pensamento> sentimento> crença> hábito> estilo de vida
Obrigado, por favor, quão gentil você é, etc.
Ofereça honra ao seu cônjuge na presença dos filhos.
Mostre o quanto ele ou ela é importante e bonito (a) para você, publicamente.
Demonstre amor nas atitudes. Mantenha uma comunicação positiva.
“Cantarei louvores ao Senhor enquanto eu viver; cantarei ao meu Deus a vida inteira. Que o Senhor fique contente com a minha canção, pois é dele que vem a minha alegria!” Salmo 104: 33-34.
“Temam o Senhor, nosso Deus, e adorem somente a ele; fiquem ligados com ele e jurem somente pelo seu nome. Louvem a Deus; ele é o nosso Deus. Vocês viram com os seus próprios olhos as grandes e espantosas coisas que Deus fez em favor de vocês”. Deuteronômio 10: 20-21.
“Batam palmas de alegria, todos os povos! Cantem louvores a Deus em voz alta. Cantem louvores a Deus. Cantem louvores ao nosso Rei. Louvem a Deus com canções, pois ele é o Rei do mundo inteiro!” Salmo 47: 1, 6-7.
“Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse louvor é o sacrifício que apresentamos a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele”. Hebreus 13: 15.
“O teu amor é melhor do que a própria vida, e por isso eu te louvarei. Enquanto viver, falarei da tua bondade e levantarei as mãos a ti em oração. As tuas bênçãos são como alimentos gostosos; elas me satisfazem, e por isso canto alegremente canções de louvor a ti”. Salmo 63: 3-5.
O dia inteiro, eu te louvo e anuncio a tua glória.Não me rejeites agora que sou velho; não me abandones agora que estou fraco. Os meus inimigos querem me matar; eles falam contra mim e planejam a minha morte. Eles dizem: “Deus o abandonou; vamos persegui-lo e agarrá-lo, pois ninguém o salvará.” Ó Deus, não fiques longe de mim! Ajuda-me agora, meu Deus! Que sejam derrotados e destruídos aqueles que me atacam! Que fiquem arruinados e envergonhados os que querem a minha desgraça! Eu sempre porei a minha esperança em ti e te louvarei mais e mais. Salmo 71: 8, 14.
“Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro. Eu o louvarei por causa das coisas que ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão. Anunciem comigo a sua grandeza; louvemos junto o Senhor”. Salmo 34: 1-3.
“Cantem hinos a Deus, o Senhor, todos os moradores da terra! Adorem o Senhor com alegria e venham cantando até a sua presença. Lembrem que o Senhor é Deus. Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho. Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele. Pois o Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim”. Salmo 100
8) Ame! Cuide do PASAÍSO que Deus te deu – o seu LAR!
Amor incondicional é o promovedor de relacionamentos duradouros. Relacionamentos maduros.
Decida hoje, amar. Amar é uma decisão que se toma dia após dia, e não a espera de um sentimento quando surgir…
Decida amar e seus sentimentos te seguirão.
“E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que veem o Filho e creem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei”. João 6: 39:40.
Aqui convido para uma atenção especial sobre o equilíbrio entre as atividades da família, igreja, profissional, social, lazer e outros. A mulher precisa ser prudente ao avaliar a fase ou ciclo familiar em que sua família está para depois tomar decisões que a retira do ambiente do lar.
“Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.Aquele que estava sentado no trono disse:— Agora faço novas todas as coisas!E também me disse:— Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança.E continuou:— Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida”. Apocalipse 21: 4-6.
“Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas”. Efésios 3: 20-21.
“Sempre que oramos por vocês, damos graças a Deus, o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Quando a verdadeira mensagem, a boa notícia do evangelho, chegou a vocês pela primeira vez, vocês ouviram falar a respeito da esperança que o evangelho oferece. Por isso, a fé e o amor que vocês têm são baseados naquilo que esperam e que está guardado para vocês no céu.Essa boa notícia que vocês receberam está trazendo muitas bênçãos e vai se espalhando pelo mundo inteiro. E foi isso mesmo que aconteceu com vocês, desde o dia em que pela primeira vez ouviram falar a respeito da graça de Deus e a conheceram de verdade”.Colossenses 1:3, 5-6.
“Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, e todos beberam do vinho.Então Jesus disse: — Isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo.Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beber com vocês um vinho novo no Reino de Deus”. Marcos 14: 23-25.
“Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida“. Salmo 23: 6.
“Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, 8que ele nos deu com tanta fartura! Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo. Esse plano é unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra. Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. Portanto, digo que nós, que fomos os primeiros a pôr a nossa esperança em Cristo, louvemos a glória de Deus”.Efésios 1: 7-12.
9) Foco: defina o que alcançar em 2016. Planeje em família. E não permita que nada tire você dessa meta, desse objetivo.
Não permita que a Influência Mundana tire você do foco.
“Lembre-se da minha ordem: ‘Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for’”! Josué 1:9.
“Aqueles que confiam em Deus, o SENHOR, são como o monte Sião que não pode ser abalado, mas continua sempre firme. Como as montanhas estão em volta de Jerusalém, assim o SENHOR está ao redor do seu povo, agora e sempre. Ó SENHOR Deus, sê bondoso para aqueles que são bons, para os que obedecem aos teus mandamentos!”. Salmo 125: 1-2, 4.
“Porém eles continuaram a gritar bem alto, pedindo que Jesus fosse crucificado; e a gritaria deles venceu. Pilatos condenou Jesus à morte, como pediam”. Lucas 9: 23-24.
“Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo”. 2 Timóteo 2: 11-13.
“Porém, ainda que falemos dessa maneira, meus queridos irmãos, estamos certos de que vocês têm as melhores bênçãos que vêm da salvação. Deus não é injusto. Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé. O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de fato, recebam o que esperam. Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que creem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu”. Hebreus 6: 9-12.
“Imite o que é bom e não o que é mau. Quem faz o bem é de Deus, e quem faz o mal nunca viu Deus”. 3 João 1:11
“Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele”. Romanos 12: 2.
“Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente”. Isaías 55: 7.“Quem se purificar de todos esses erros de que tenho falado será usado para fins especiais porque é dedicado e útil ao seu Mestre e está pronto para fazer tudo o que é bom”. 2 Timóteo 2: 21.
“Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra”. Tiago 4: 7-10.
“Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos. Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele. Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração. É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus: quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu”. Tiago 2: 3-6.
“Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos. Pois, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Vocês já descobriram por vocês mesmos que o Senhor é bom’”. 1 Pedro 2: 1-3.
“Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer”. Tiago 1: 22-25.“Porque, como alguém disse: “Nele vivemos, nos movemos e existimos.” E alguns dos poetas de vocês disseram: ‘nós também somos filhos dele’”. Atos 17: 28.
“Porque, como alguém disse: ‘nele vivemos, nos movemos e existimos’. ‘E alguns dos poetas de vocês disseram: “Nós também somos filhos dele’”. Jeremias 31: 3.
10) Excelência:
“Tudo o que fizeres, faça-o como ao Senhor e não aos homens.” Colossenses 3:23
Para alcançar esse nível de excelência conte com O Espírito Santo: Seu Auxílio“Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer”. João 16: 13.
“Tenho dito isso enquanto estou com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu disse a vocês.” João 14: 25-26.
“— Quem falar contra o Filho do Homem será perdoado, porém quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. — Quando levarem vocês para serem julgados nas sinagogas ou diante dos governadores e autoridades, não fiquem preocupados, pensando como vão se defender ou o que vão dizer. Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer”. Lucas 12: 10-12.
Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra”. Atos 1: 8.
“O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.” João 6: 63.“A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória”. Efésios 1: 13-14.
11) Mantenha-se em estado de prontidão para O Retorno de Cristo.
O Retorno de Cristo“De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram. Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro”. 1 Tessalonicenses 4: 15-16.
“E Jesus continuou: — Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos”. Lucas 21: 25-28.
“Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é. E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro”. João 3: 2-3.
“Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou”. João 14: 1-4.
“Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus, enquanto ficamos esperando o dia feliz em que aparecerá a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Foi ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem”. Tito 2: 12-14.
“E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda”. 2 Timóteo 4: 8.
“Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, /;///,/ céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir”. Atos 1: 10-11.12) Pratique um estilo de vida santo e busque cura na Palavra de Deus.
Cura – física, emocional e espiritual.“Que todo o meu ser louve o SENHOR, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! O SENHOR perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças; ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade”. Salmo 103: 2-3.
“Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia.E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento”. 2 Coríntios 4: 16-17.
“Quando as pessoas honestas chamam o SENHOR, ele as ouve e as livra de todas as suas aflições. Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança.Os bons passam por muitas aflições, mas o SENHOR os livra de todas elas”. Salmo 34: 17-19.
“O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro”. Habacuque 3: 19.
“O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados”. 1 Pedro 2: 24.
“Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso”. Salmo 73: 26.
“Mas, para vocês que me temem, a minha salvação brilhará como o sol, trazendo vida nos seus raios. Vocês saltarão de alegria, como bezerros que saem saltando do curral”. Malaquias 4: 2-3.
“Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão. O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do SENHOR Deus os protegerá por todos os lados. Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: ‘Estou aqui!’. Isaías 58: 6-9.
“Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor. Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido”. Tiago 5: 14.Ao aplicar esses princípios em forma de atitudes diárias em sua vida, verdadeiramente poderá viver o ano 2016 de forma grandiosa.
Que a bênção de Deus seja sobre todas as famílias da terra.
Por: Sara Bernardes
Comentários