Após mais de 10 anos como conselheira, eu aprendi a perguntar aos casais: “O que você gosta sobre a forma como o seu cônjuge se comunica?”
Um homem explicou que ele precisa ouvir afirmação contínua que ele é um bom pai e marido. Mesmo que ele não chega a medir ou observar todos os desejos e as expectativas de sua esposa. Ele quer doar afeto físico e ter certeza de que ela está feliz com o fato de ela ter se casado com ele. Às vezes, ele ainda se preocupa com essa questão, afirmou.
Uma mulher me disse que aprecia quando o marido a escuta sem tentar consertar as coisas e que se sente feliz quando ele a suporta em atividades que fazem dela uma pessoa melhor e também quando ele a atrai para mais perto de Deus. Ela disse que ele frequentemente incentiva-a e escolhe cuidadosamente suas palavras.
O que esses comentários têm em comum? Ambas as pessoas manifestaram a sua necessidade de encorajamento.
Nós temos o poder de construir um casamento saudável, oferecendo o nosso encorajamento ao cônjuge em vez de críticas. Esta forma de comunicação positiva envolve alguns hábitos básicos: ser intencionalmente suave, ouvir atentamente e validar o nosso cônjuge. Através de incentivo, podemos trazer a mudança, o crescimento e o desenvolvimento do potencial. Nós despertamos o sentimento: alguém acredita em mim!
Você pode pensar em incentivo como um elogio ou um reforço, mas é mais do que isso. O louvor é limitado; é uma recompensa verbal. Louvor enfatiza a competição, tem de ser conquistada com o objetivo de ser o melhor. Incentivo é dado livremente. Pode envolver a perceber alguma coisa em uma pessoa que os outros consideram um direito adquirido ou afirmar algo que as pessoas reparam, mas nunca pensar em mencionar. Compreende a diferença?
Incentivar o seu cônjuge através da comunicação positiva pode mudar toda a sua abordagem à vida. Aqui está algumas dicas para ajudar você a se tornar um incentivador para que o seu cônjuge possa se tornar tudo o que ele ou ela deveria ser.
1) Suavidade
Uma das qualidades de caráter de um encorajador é a gentileza. Esta qualidade significa que quando você descobrir que a outra pessoa é ou está vulnerável, você não é duro, áspero ou contundente. Quando você descobre uma proposta, um lugar sensível em seu cônjuge, você deve protegê-lo, em vez de pisar nele.
O oposto de incentivo é a crítica. Isso é geralmente destrutivo, mas as pessoas críticas costumam dizer que eles estão apenas tentando remodelar o cônjuge em uma pessoa melhor, oferecendo alguma “crítica construtiva.” Demasiadas vezes, a crítica destrói. Ele não nutre um relacionamento; ela o envenena. A crítica que é destrutiva acusa, produz culpa, intimida e muitas vezes é uma consequência do ressentimento pessoal.
Lembre-se: a cada vez que você tem um pensamento e antes que as palavras saiam de sua boca, você tem a oportunidade de avaliar como usará o poder do que será falado. Considere esta paráfrase de Efésios 4:29: “Cuidado com o jeito que você fala, não deixe que nada indecoroso saia da boca de vocês, mas apenas o que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda cada palavra como um presente aos que a ouvem.” (A Mensagem). Poderia o que você diz a seu esposo ser pensado como um presente? Poderia ser, se você escolher palavras de encorajamento
2) Audição intencional
Verdadeiro incentivo envolve a arte de ouvir. Isso significa prestar atenção quando o seu cônjuge está compartilhando com você e ouvir de uma forma que permite que ele ou ela saiba que ele ou ela é ouvido. Você pode mostrar que você está ouvindo, colocando abaixo o que você está trabalhando, olhando para o seu parceiro e repetindo em suas próprias palavras o que você compreendeu ele ou ela dizer.
3) Validação
Incentivo também inclui deixar o seu cônjuge saber: “Você é importante para mim.” Você intencionalmente reformular negativos em positivos, identificando pontos fortes e focando esforços e contribuições, em vez de falhas ou coisas que não foram bem feitas. Incentivo reconhece o seu cônjuge como tendo valor e dignidade, apesar da imperfeição. Isso significa que você encontra algo de valor a reconhecer em seu cônjuge, mesmo quando ele ou ela não pode vê-lo. Incentivo constrói o seu cônjuge. Ele se concentra em qualquer recurso que pode ser transformado em um ativo ou força.
Casais excepcionais entendem como seus pontos fortes e fracos os ajudam a se tornarem pessoas melhores. Embora nenhum dos cônjuges queira que seu cônjuge tenha deficiências, nenhum de nós é perfeito. Mesmo se nós estamos trabalhando para superar nossas falhas, de vez em quando o nosso parceiro vai tornar-se frustrado com a gente. Em tais momentos, é um cônjuge maduro que pode ver a oportunidade de crescimento.
4) Incentivo através da escuta (do ouvir)
Um dos maiores presentes que você pode dar ao seu cônjuge é o dom de ouvir. Ele pode ser um ato de conexão e cuidado, mas demasiado muitas pessoas só ouvir-se falar. Poucos sabem ouvir. Se você ouvir o seu cônjuge, ele ou ela se sentirá assim: deve valer a pena me ouvir. Se você ignorar o seu parceiro, seu pensamento poderia ser: ‘o que eu disse não era importante’ ou ‘Ele não se importa comigo!’ Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se tornar um melhor ouvinte:
- Mantenha-se focado. Quando alguém está falando, a maioria de nós está preocupada com o que vai dizer quando a outra pessoa parar de falar. Isto é uma violação da Escritura porque Tiago 1:19 nos diz: “seja pronto para ouvir, tardio para falar.”
- Preste atenção a sua linguagem corporal. Quando você se comunica cara a cara com o seu cônjuge, sua mensagem é composta de três partes: o conteúdo, que é de apenas 7 por cento; tom de voz, que é 38 por cento; e comunicação não verbal, que é 55 por cento. O que isso significa em seu casamento? Quando você e seu cônjuge desenvolverem ações de comunicação um com o outro, certifique-se se sua linguagem corporal comunica abertura e proponha-se a ouvir com os olhos porque isso é tão importante quanto ouvir com os ouvidos.
- Esteja ciente das diferenças de gênero. Como ouvimos as necessidades de ser adaptado para a pessoa que fala. As mulheres tendem a dar mais resposta e feedback, enquanto eles (homens) estão ouvindo. Suas respostas não são necessariamente acordo; eles costumam dizer, “eu entendo” ou “estou me conectando com você.” Os homens dizem menos quando eles ouvem, e seu feedback normalmente significa: “Eu concordo com você.” Uma mulher muitas vezes descobre que quando ela está ouvindo um homem, ele pode não precisar tanto feedback quanto uma mulher faria. Quando ela ouve em silêncio para um homem, ele pode responder com palavras como: “Obrigado por realmente estar me ouvindo. Isso me ajuda a manter minha mente no caminho certo quando eu não sou interrompido.” Por outro lado, quando um homem ouve uma mulher, ele pode precisar lembrar-se a si mesmo para dar-lhe apoio verbal de que ela está sendo ouvida.
Pratique a comunicação positiva e seja feliz no casamento!
Por Sara Bernardes
Comentários