Olá casais vencedores!
Vocês já sentaram e fizeram o planejamento das reuniões de diálogo do casal? Se ainda não, sentem-se durante essa semana e agendem seu ‘tempo de diálogo do casal’ para a próxima semana. Levem em consideração quaisquer atividades que possam impedir esses períodos para o diálogo, agende-os em seus calendários e planeje-os para o dia a dia de vocês. Não improvisem e saibam que essas reuniões não ocorrem sem planejamento. Sem planejamento, nunca vai acontecer. Programe-as.
Estabeleçam o objetivo de se conhecerem e dialogarem todos os dias. A vida provavelmente irá impedi-los de cumprir sete dias por semana, mas colocando essa necessidade em prioridade alta, vocês serão capazes de espremer no maior número possível de atividades e fazer o ‘tempo de diálogo do casal’. Sempre digo: “atirar para sete e obter quatro”. Um mínimo de quatro vezes por semana será suficiente para gerar ligação e proximidade.
Agende um horário pela manhã, à tarde, mas nunca após irem para a cama, pois já estarão exaustos.
O local onde vocês encontram para dialogar também é importante. Deve ser privado e tranquilo. Enviem seus filhos para os seus quartos com instruções estritas de não sair até vocês dar-lhes o sinal de alta. Escolha um lugar confortável como a sala de estar ou na varanda dos fundos. Iluminação suave, luz baixa vai ajudar a criar o ambiente adequado.
Eu recomendo que vocês não façam o ‘tempo de diálogo do casal’ na cama. É muito relaxante. A posição do corpo reclinado os deixará sonolentos. Quando um parceiro adormece, ele (tipo) arruína o tempo do casal. Além disso, o marido pode “acidentalmente” entrar em modo de carícias, e é difícil acariciar e falar ao mesmo tempo. A cama é para dormir e para a intimidade sexual do casal, não para falar, falar… Se vocês podem sentar-se em cadeiras confortáveis no quarto de vocês, creio que iria funcionar muito bem.
Filtrem todas as distrações durante esses ‘tempos de diálogo do casal’. Sem televisão. Nenhum computador. Sem filhos. Nenhum animal de estimação. Não atender ao telefone ou a porta. Escapem do mundo e de todos os seus desvios durante este tempo sagrado do casal.
Faça as três etapas:
***********************
Nesta primeira semana do programa, eu quero que vocês sigam estas três etapas – em ordem- durante cada um dos seus quatro a sete ‘tempo de diálogo do casal’.
Primeiro: Comece com uma breve oração
A oração vai ligar. A oração cria um clima mais profundo e torna mais fácil conversar. A oração vai amolecer seu coração. A oração lembrará seu amor um pelo outro e revelará a presença e o poder de Deus.
Segundo: Leia uma devocional cristã
Terceiro: “O que está em sua mente”?
Nesta etapa, cada um pode trazer temas ligados às suas vidas pessoais: trabalho, família e amigos, o que aconteceu hoje ou ontem, falar de sua vida espiritual, igreja, tensões e preocupações, e os eventos que desencadearam fortes emoções. Vocês devem compartilhar o que está acontecendo em suas vidas e seus sentimentos devem ser honestos sobre essas coisas. Assim como você faria com um amigo durante o almoço. Vocês devem ser transparentes e mostrar o verdadeiro eu de vocês um para o outro. Isso pode ser um pouco assustador no começo.
Para esta primeira semana, e várias semanas que virão, evite o conflito, completamente. Não abordem qualquer tópico sensível que pode levar a um conflito. Se vocês se escorregarem em um argumento ou desacordo poderão entrar em erupção, apague-o imediatamente. Vocês ainda não estão prontos para o conflito, de modo que se tocar no conflito farão mais dano com o seu padrão de luta disfuncional. Na sexta semana, eu vou lhes ensinar como resolver conflitos de uma forma saudável.
Agende os horários e vamos ao ‘tempo de diálogo do casal’!!
Se tiver qualquer dificuldade, escreva pra nós.
contato@minhafamiliafeliz.com.br
Se vocês ainda não se inscreveram em nosso canal no Youtube, inscrevam-se agora, pois divulgaremos vídeos do programa. Clique aqui para se inscrever:
https://www.youtube.com/channel/UCHUG4LbxRmoRuKZqZ4a6m_w
Por Sara Bernardes. Todos os direitos reservados.
Comentários