Todo casamento tem problemas. Não importa quanto tempo você tem de casamento – se um ano ou 40 anos – você passará ou já passou por problemas. Problemas conjugais podem ser extremamente intensos e dolorosos, e aqueles que causam dor podem cortar profundamente e durar um tempo muito longo.
A dor causada por alguém com quem se preocupa tanto quanto o seu cônjuge pode ser muito difícil de lidar. A maioria de nós têm ideias preconcebidas sobre como nossos cônjuges deve tratar-nos. Esperamos maus tratos de outras pessoas, mas não de nossos cônjuges. Basta lembrar que, como seres humanos, muitas vezes pensamos, sentimos e nos comportamos de maneiras que não são adequadas, mesmo para com aqueles que amamos. Pessoas imperfeitas tratam uns aos outros de formas imperfeitas; então não importa o quanto nos preocupamos, nós às vezes machucamos uns aos outros. Não é verdade?
Seu casamento não está condenado porque vocês machucam um ao outro, ou porque têm dificuldade para se comunicar ou porque possuem divergências sobre questões importantes. Casais têm surgido e se estabelecido para resolver problemas por conta própria – começando com Adão e Eva, e continuando até hoje. Quanto mais experiência e maturidade um casal desenvolve em um casamento, mais sucesso adquirido para aplicar na gestão e resolução de problemas. Deus nos criou com a capacidade de gerenciar com sucesso relacionamentos de uma forma saudável e produtiva.
Pergunte a outros casais o que foi necessário para construir um casamento forte e bem sucedido. Tenha certeza de que seus casamentos fortes não se desenvolveram durante a noite. Eles experimentaram alguns dos mesmos problemas que você tem. Uma das razões de seus casamentos serem fortes hoje é que eles estavam comprometidos com a ideia de que não importa quais os obstáculos enfrentassem, eles iriam aprender a gerir os seus problemas e superar crises em uma base contínua.
Ao ler esse artigo, por favor, entenda que os princípios que estamos sugerindo não se destinam a lidar com todos os problemas que os casais vierem a lidar no casamento. Nós, particularmente, não quereremos sugerir que você deve permanecer em uma situação em que a sua segurança ou a segurança de sua família está em risco. Se você está em um relacionamento onde o seu cônjuge exibe qualquer um dos seguintes sinais, por favor, procure ajuda imediatamente:
- Relacionamento Fisicamente Abusivo
- Apresentar sintomas de uma doença mental significativa
- Ameaça à segurança e à integridade de você ou de seus filhos
Estas não são questões simplistas e não podem ser tratadas pela simples leitura de um livro ou uma conversa com um amigo. Procure ajuda profissional imediatamente. Você pode ligar para o seu líder espiritual, ou buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra cristão em sua área específica.
Se o seu casamento está sofrendo com um ou mais destes indicadores, você pode querer considerar um programa de aconselhamento matrimonial personalizado e intimista através do Curso Fundamentos para Meu Casamento e Minha Família Feliz. Milhares de casamentos em situações tão complexas e dolorosas como o seu, foram transformadas com a ajuda de profissionais que entendem onde você está agora e se preocupam profundamente sobre onde você e seu cônjuge terminarão no futuro. Para obter mais informações entre em contato conosco através do Fale Conosco.
#feliznocasamento
#feliznafamilia
#feliznoamor
Por Sara Bernardes
Comentários