No sétimo dia da semana ‘dois’, sentem-se e leiam a carta em voz alta um para o outro.
Agende a reunião e certifiquem-se de que isso aconteça. Separem pelo menos duas horas para esta reunião. Usem um lugar privado tranquilo em sua casa, onde não haverá distrações. Seus filhos devem estar dormindo ou em seus quartos. Não um, mas vocês dois devem ouvir as suas cartas.
O marido dirige uma breve prece antes das leituras. Peça a Deus para abençoar o que irão fazer e que Ele use tudo isso para promover a mudança em seu casamento. Em seguida, o marido lê a carta e a menciona de uma forma positiva.
Após, a esposa dá suas respostas positivas ou demonstra suas impressões positivas. Em seguida, a esposa lê a sua carta em voz alta para o marido. O marido a ouvi sem interrupção e oferece seus comentários positivos.
Não são permitidos comentários negativos. Não diga nada que possa tirar o valor do esforço honesto de seu cônjuge enquanto confessa e arrepende-se.
Basta ouvi-lo atentamente e educadamente, e fazer acenos positivos, declarações positivas, afirmações encorajadoras.
Dialoguem sobre os assuntos de forma responsável e positiva.
Lembrem-se: Não são permitidos diálogos negativos!
##################################
Observe um relato de um casal, pode ser que algo parecido tenha acontecido a você.
Quando ele e eu nos casamos, ele saía para o trabalho todos os dias e gritava lá na frente: “feche a porta!”
No início, eu estava tão confusa. Feche a porta? Por quê? Ele foi o único a se dirigir à porta. Por que ele quer que eu a feche?
Isso continuou por semanas. Como uma esposa recém-casada aquilo estava começando a me incomodar. Eu senti como se a cada manhã, ele falasse: “Certifique-se a porta está trancada, porque você não é um adulto e eu tenho que lembrá-la disso todos os dias.”
Além disso, ele estava saindo de casa sem sequer dizer “eu te amo” …?! Isso me fez ainda mais chateada.
Mais uma vez, ele saiu de casa numa manhã, gritou de lá: “feche a porta!” e, em seguida, caminhou até seu carro.
Finalmente – depois de estar com raiva por muito tempo – eu o confrontei.
“Eu odeio quando você grita ‘Fecha a porta!’ todas as manhãs. Faz-me sentir julgada e eu o tenho achado apenas um pouco estúpido “.
Ele parecia aturdido. “Eu nunca disse” Feche a porta “para você na minha vida.” E depois que ele pensava sobre isso, um olhar de compreensão surgiu em seu rosto.
“Espere, você quer dizer quando eu grito ‘Je t’aime’ ? Isso significa “eu te adoro” em francês.”
*********************************************
Todo esse tempo, eu ouvi críticas quando todos os dias meu cônjuge pretendia dar-me o amor.
Quantas vezes nós fazemos isso em nossos relacionamentos? Nosso cônjuge reorganiza a máquina de lavar louça para caber mais pratos e ao mesmo tempo ajudar na cozinha, e nós aproveitamos o momento para uma crítica de suas habilidades.
Por que é tão fácil de ouvir críticas daqueles a quem destinamos o nosso amor?
Então, vamos intencional e propositalmente procurar o amor em nossos cônjuges?
- Receba-o bem. Leve tudo como um elogio. Você vai viver mais tempo.
- Olhe para o bem. Procure o bem em seu cônjuge. Veja a sua bondade.
Quando olhamos para o amor, começamos a ver os atos de amor que perdemos no passado. Começamos a ouvir o amor que pode estar se perdendo em uma conversa casual.
- Crie um ambiente amigável com o cônjuge. Talvez as coisas tenham sido tensas. Talvez a linguagem do amor não tenha sido falada há algum tempo. Volte-se com segurança para o seu cônjuge e mostre o amor. Por exemplo, cumprimentá-lo em suas habilidades para churrasco ou para a decoração da casa. Agradeça-lhe por entreter as crianças enquanto você termina o trabalho. (Claro, que é o trabalho de ambos. Mas dizer obrigado de qualquer maneira fica muito bem).
4. Seja um portador de coisas boas e procure extrair igualmente coisas boas de seu cônjuge. Um marido que se sente respeitado e apreciado, apenas por ser quem ele é, caminha de forma diferente no mundo. Uma esposa que se sente motivada e amada exala o perfume da doçura.
Então, agora, quando o casal da experiência descrita acima deseja expressar profundo amor um ao outro, eles escrevem “feche a porta!” em um post-it. Os dois sabem de toda a história (e amor), que está por trás dessas três pequenas palavras.
Não basta desejar o amor. Continue olhando para ele (o amor).
Pai, eu oro para que eu consiga ouvir tudo o que meu cônjuge diz através de sua verdade e de seu amor. Deixe-me receber suas palavras e ações na forma como eles se destinam, em cada situação. Construa um reservatório de graça dentro de mim. Em Nome de Jesus, Amém.
VERDADE PARA HOJE:
1 João 3:18: “Queridos filhos, não vamos apenas dizer que nós amamos uns aos outros; vamos mostrar a verdade por nossas ações. ”
2 Tessalonicenses 3: 5: “. Que o Senhor dirija os vossos corações no amor de Deus e perseverança de Cristo”
Recursos relacionados:
E se a chave para um casamento melhor começa com você… Continue o passo a passo do Programa 10 semanas para Salvar seu Casamento.
Para ganhar uma cópia do Livro Fudamentos para Um Casamento Feliz, inscreva-se em nosso canal Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCHUG4LbxRmoRuKZqZ4a6m_w) e deixe o seu comentário aqui.
Em comemoração ao lançamento deste livro que faz parte do Programa, a editora de Sara Bernardes está doando 5 cópias! Cadastre no Youtube para ganhar e deixe um comentário aqui. Vamos selecionar aleatoriamente 5 vencedores e os notificaremos por email a cada um, na segunda-feira, 11 de julho.
REFLITA e responda:
Qual coisa você pode fazer hoje para criar um ambiente amigável com seu cônjuge? Qual é uma grande coisa que você pode lembrar seu cônjuge de fazer hoje?
© 2016 por Sara Bernardes. Todos os direitos reservados.
Comentários